19/06/2014

“Tinha dois caminhos para escolher: São Pedro ou pagar funcionários”, diz prefeito sobre cancelamento do São Pedro de Itiruçu




Em dia dedicado para  atender os profissionais de imprensa, o prefeito de Itiruçu, Wagner Novaes, falou com exclusividade a Rádio Cidade Sol FM, no Programa Espaço Aberto, do Jornalista Júnior Mascote, sobre o que o levou a cancelar o São Pedro de Itiruçu.

Já em Itiruçu, o alcaide recebeu a equipe do Blog Itiruçu Online onde concedeu entrevista sobre o cancelamento do São Pedro.

Blog Itiruçu Online Pergunta: Prefeito, o Sr. Demorou alguns dias para decidir sobre a realização do São Pedro e optou pelo cancelamento do evento neste ano. Quais critérios foram utilizados para o cancelamento?  

Prefeito Wagner responde:

-“Foi um dia muito difícil. Com tristeza eu anunciei que Itiruçu não realizaria a Festa de São Pedro neste ano de 2014. Apesar da tristeza, estou  seguro, por outro lado, me sinto feliz, pois eu terei condições de manter o equilíbrio financeiro com a folha de pessoal e com os fornecedores da prefeitura. A Festa do São Pedro era pequena quando feita pelos saudosos ex-prefeitos, Pedro Leite e Pedrinho, e na minha primeira administração nós conseguimos tornar o São Pedro de Itiruçu na condição de um dos maiores São Pedro do Brasil. Elevamos o nome de Itiruçu a todo o estado da Bahia e o Forró Coffe depois veio dá a continuidade e manter o nome da cidade no cenário festivo estadual. Com essa minha posição, posso assegurar que foi de responsabilidade e amadurecimento, eu não tinha como realizar a festa sabendo que nos meses seguintes a prefeitura começaria a atrasar os salários dos servidores e dos fornecedores que abastecem o município.  Além de ter discutido com a equipe de governo, conversamos com comerciantes e alguns representantes das igrejas e chegamos a conclusão de que seria melhor não acontecer a festa de São Pedro.  Lógico que teremos prejuízos, se as pessoas conversarem com comerciantes como: hotéis, barraqueiros, dentre outros que esperavam a festa, mas prefiro manter o compromisso com o município. Tenho certeza que a maioria das pessoas  estão apoiando a decisão de não realizar os festejos.  Sei que a juventude inclusive nas redes sociais irá criticar e injuriar, mas eu tranquilizo essa turma jovem e garanto: iremos nos preparar para que em 2015 consigamos realizar uma grande festa de São Pedro como nunca visto antes.”,- disse Wagner.

Principais motivos para o Cancelamento do São Pedro: 03 pontos foram destacados

Prefeito diz:

- 1º Ponto: A diminuição na receita foi um dos principais motivos. Nós passamos por uma queda brusca de receita nos repasses federais e estaduais nos últimos anos.
   2º Ponto: Em 2010 o IBGE pegou o censo e colocou Itiruçu com pouco mais de 12 600 habitantes, motivo que levou a cidade a perder a pontuação do FPM- Fundo de Participação dos Municípios- saindo de 1.0 para 0.8,  isso falando em termos financeiros é uma diminuição de quase 500 mil reais ao mês. Lógico, essa queda nos repasses foi pelo não acompanhamento do ex-prefeito ao censo na gestão passada, que além de não dá o suporte ao IBGE,  tinha 90 dias para recorrer e provar que a cidade não continha apenas 12 mil habitantes e  isso acabou prejudicando  a prefeitura.  Com essa diminuição ele, o ex-prefeito,  já sofreu no ano de 2012, quando saiu da prefeitura e não pagou os funcionários, depois de justamente ter realizado a Festa do  São Pedro daquele ano.  Então, nós tendo como referencia o ano de 2012, época que   muitos  pais  e mães de famílias ficaram sem receber salários no mês de dezembro, e na verdade até o dia 02 de Janeiro de 2013 haviam cheques sendo compensados pela empresa Me Leva, justamente pagando gastos com o São Pedro .  3º Ponto:  uma negociação da gestão passada para a prefeitura pagar Um milhão de reais no ano de 2014, divida trabalhista que a Justiça  cobra do município. Nós discutimos muito e não iremos cometer os mesmos erros.  Estamos  estabilizando o  município  financeiramente, pedimos coragem a Deus e decidimos pelo melhor de Itiruçu neste ano de 2014, com isso iremos manter o equilíbrio com o funcionalismo e com os fornecedores de Itiruçu, e acima de tudo, manter funcionando os serviços essenciais à população- Disse Wagner. 

Insatisfação da juventude com o cancelamento do São Pedro.

Prefeito diz:

- Entendo a situação da juventude. Também fui jovem e sei dos sentimentos. Qualquer adolescente quer ir curtir a festa. A maioria deles vestem roupas bonitas e vão para as festas, mais tenham a certeza que os Pais e as Mães deles trabalharam durante o dia para garantir o direito de festa deles, mas muitos dos salários de pais e mães desses jovens de Itiruçu é a prefeitura que paga. E se lá na frente eu não pagar esses salários todos eles irão sentir a dor financeira: é preciso analisar cada situação. Fui eleito para pensar nas pessoas e não apenas em festas. Sei que não é fácil para nenhum prefeito optar por cancelar festa tradicional. Eu fui o prefeito que mais elevou o  São  Pedro de Itiruçu ao topo das melhores festas do Brasil e hoje não vejo condições em realizá-lo. Iremos nos preparar para que em 2015 consigamos uma festa de proporções cabíveis ao município e de porte maior. Eu não posso ser responsabilizado por atos do passado que acabaram com o município. Essa minha decisão não foi de coragem, é de desespero, eu não tinha outro caminho a tomar. Era escolher dos lados: um estava o São Pedro e o outro a instabilidade financeira de Itiruçu. Decidi  por Itiruçu. Hoje eu dou razão aos jovens, mas  quando o tempo passar e  os jovens de hoje  se tornarem  pais e mães de famílias,  irão dizer  que o prefeito Wagner estava certo em não fazer a festa de São Pedro,  porque é prioridade o salário de meu pai e minha mãe que sustenta nossa família- Justificou  Wagner.  

Sobre o desgaste Político com o Cancelamento do São Pedro?

Wagner disse:

- Pelos anos de gestão que eu já tive, de 1997 a 2004, e ter acompanhado as gestões dos ex-prefeitos Aílton e Carlinhos, dentre as que antecederam meus mandatos, aprendi muito. O tempo é o remédio para o amadurecimento.  Com tudo isso eu cheguei à conclusão que meu dever é lutar pelo bem estar do povo de Itiruçu, e no momento, volto a dizer que é manter o equilíbrio financeiro. Não adiantava o comercio faturar agora com um mês  de São Pedro e perder com dois anos e meio pela frente. Não tenho dúvidas que foi acertada minha decisão. Infelizmente essa dura pena de cancelar o São Pedro neste ano sobrou  para me, que tornei a festa uma das melhores da Bahia.  Como exemplo , eu cito um dos melhores prefeitos da região, Zenildo Brandão,  de Lafaiete Coutinho, que no momento certo cancelou uma festa tradicional no município e dois anos depois voltou a realizar com a mesma grandeza de sempre. Ele é hoje o prefeito mais bem avaliado da Bahia.  Aqui em Itiruçu, creio que opositores podem usufruir dessa questão para jogar as pessoas contra minha gestão e contra meus candidatos, mas tenho certeza que todos eles são conhecedores da situação do município. Muitos até reconhecem que o ex-prefeito do PT não pagou os salários dos funcionários em 2012 devido  a realização de uma festa de São Pedro.  Não fui eleito para pensar apenas em política partidária, meu compromisso é maior com Itiruçu e a situação requer atenção com a prefeitura. Qualquer um faria uma loucura por este ano ser de eleições, mas a decisão passou longe de ser política, foi apenas pensando no povo de minha terra- Sentenciou Novaes.

Eventos para suprir a falta do São Pedro.

Wagner disse:


“Iremos agora montar uma festa modesta de São João e até esta sexta-feira ( 20) estaremos organizando tudo para que nossos jovens tenham ao menos este ano uma pequena e modesta festa junina”. Finalizou Wagner. 

6 comentários:

Unknown disse...

O ENGRAÇADO E QUE NA SUA CAMPANHA POLÍTICA LEMBRAMOS MUITO BEM QUE TDS AS VEZES QUE SUBIA NO PALANQUE O QUE VOSSA SENHORIA MAIS FALAVA ERA EM RESGATA O VELHO SÃO PEDRO,SEM CONTRA ENTRE VARIAS E VARIAS OUTRAS COISAS CITADA NA SUA CAMPANHA .E AGORA DIZ QUE EM 2015 VAI FAZER UMA FESTA JAMAIS VISTA EM ITIRUÇU SE TA DE BRINCADEIRA NE KKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

É certo que a parte econômica da cidade será prejudicada, por ser uma das festas mais conhecidas da região o São Pedro de Itiruçu atrai muitas pessoas, gerando um alto índice de movimento financeiro na cidade.
Más também certo que a maioria das pessoas que estão reclamando do cancelamento da festa é porque vai perder de curtir três ou 4 dias de festa.
Que triste não?
Vamos rever nossas prioridades!!!!

Unknown disse...

Prefeito estamos em um pais democratico onde todos pensan , agir de forma que acha melhor.
Nao precisa vc vim sitar. De ex. Prefeitos que nao realizarão festas mais o povo sabe que as verbas da festa nao sair do bolso da prefeitura vem da petrobas, da bahia tussa . Onde eles, governo do estado que pratocina a festa entao prefeito nao precisa mentir pro povo itiruçu agora ja acordou....
Pense, reflita nisso

Unknown disse...

Demagogia, prefeito nao me subestima, por caprichos seu para receber a hierarquia politica vossa excelencia gastou mais de meio milhao na reforma de um jardim afim de apresentar pro seus amigos empresarios de Salvador a sua cidade organizada pelo prefeito, vai se catar voçe engana apenas os rudes.

Unknown disse...

E um prefeitinho só saber super fatura as obras públicas, a responda dele o povo vai da é nas urnas, as coisas estão mudando prefeitinho para é reflita o povo tá começando a questiona as coisas a praça super faturada está aí pra todo mundo ver só vou ler fazer uma pergunta, foi pra o bolso de quem o dinheiro da pra sinhá linda que vc fez? Pra o meu que não foi...saber pé eu tenho ética e moral coisa que vc não saber o que é ou seja político nenhum tem isso.

Unknown disse...

E reveja vc.deve ser parente de algum político, pense no coletivo, prejuízo moral e financeiro...que esse seu prefeitinho de meRDA tá fazendo com a cidade